quinta-feira, 5 de agosto de 2010

4. O Imperialismo

Linha do tempo:




Charge da revista satírica inglesa Punch de 1911. O desenho
 possuía a seguinte legenda: "Leão (Inglaterra) diz para
o urso (Rússia):  'se nós não nos conhecêssemos
tão bem, eu não saberia o que você faz aqui
com o nosso colega gato (Pérsia)'". 
O Afeganistão é um país conhecido pela resistência da população à dominação estrangeira. No século XIX, o Império Britânico tentou por três vezes dominar o país sem resultados duradouros. No final da década de 1970 foi a vez dos soviéticos invadirem o
Afeganistão. Permaneceram no país por pouco mais de dez anos sem conseguir, contudo, dominá-lo. O mesmo ocorre atualmente com os EUA, que apesar de ter invadido o Afeganistão há quase dez anos em 2001, em nenhum momento conseguiu ter o controle completo do país.

 O Grande Jogo.

Os impérios russo e britânico disputavam o domínio da Ásia Central durante a primeira metade do século XIX. A Inglaterra dominava desde o século XVIII a Índia, enquanto a Rússia exercia grande influência na maior parte dos países próximos ao seu território. Os britânicos invadiram o Afeganistão para evitar uma invasão da Índia pelos russos.

Guerra soviética no Afeganistão

O último rei do Afeganistão foi deposto em 1973 e a partir de então um regime de orientação socialista conseguiu chegar ao poder. Os socialistas se viram em dificuldades quando guerrilheiros islâmicos, os mujahideen, com ajuda de países como o Paquistão, Arábia Saudita e EUA, organizaram uma resistência armada. O governo socialista pediu auxílio ao soviéticos russos, e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) invadiu o Afeganistão. A ocupação soviética durou até 1989.

Retirada das tropas Soviéticas do Afeganistão em 1988.
Foto de Mikhail Evstafiev.


Crédito das fotos: http://upload.wikimedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário