terça-feira, 27 de julho de 2010

3. Os Pashtuns

Linha do tempo:



A partir de quando contar a história do Afeganistão? Podemos recuar até a Antigüidade, se quisermos, desde a chegada do conquistador grego Alexandre o Grande. Porém, se quisermos entender o país hoje, não precisamos recuar tanto. Escolhemos partir do século XVIII, quando os reis persas, onde hoje é o Irã, passaram a chamar a etnia dos Pashtuns de Afghans, de onde temos Afeganistão.
Dentre as etnias que habitam no Afeganistão hoje, a Pashtun é a principal abrangendo pouco menos da metade da população afegã (não se sabe exatamente a quantidade, pois o último censo foi feito em 1979). Os Pashtuns também estão presentes no Paquistão e espalhados em diversos países em menor número. A etnia dominante no Afeganistão já teve governo próprio em vários momentos da história, como o Império Durrani entre os séculos XVIII e XIX e a dinastia Barakzai nos séculos XIX e XX. O atual presidente do Afeganistão é Pashtun e o antigo governo Talibã era também composto, em grande parte, por Pashtuns.

Afeganistão entre 1970 e 1975. Autor: Joseph Hoyt.

A imagem ao lado é a de um sapateiro da etnia Pashtun durante a década de 1970. Observe ao lado que há fotos de modelos retiradas de revistas. Pouco mais de vinte anos depois, o Talibã proibiu a circulação de qualquer tipo de imagem que retratasse pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário