O Islamismo é uma religião fundada no século VII por Maomé nas cidades de Meca e Medina, onde hoje é a Arábia Saudita. O livro sagrado dos muçulmanos é o Alcorão (ou Corão), que foi revelado ao Profeta Maomé a partir de 610 d.C. A religião fundada por Maomé se espalhou rapidamente e em poucas décadas já havia dominado, seja pela conversão, seja através do domínio militar de seus adeptos, grande parte do Oriente Médio e Norte da África. Um grande império islâmico surgiu logo após a morte de Maomé, o Califado, e as conquistas islâmicas ao longo do século IX chegaram à Europa conquistando a península Ibérica, onde hoje estão Portugal e Espanha.
Uma das bases da religião islâmica é a prática dos cinco pilares, que são deveres que os fiéis devem cumprir ao longo de sua existência:
Professar e aceitar o credo;
Orar cinco vezes ao longo do dia;
Pagar dádivas rituais;
Observar as obrigações do Ramadã;
Fazer a peregrinação a Meca.
A partir da metade do século VII, os muçulmanos que haviam conquistado o Império Persa passaram a invadir o território ao leste deste império, onde hoje é o Afeganistão. A conquista militar era sempre acompanhada por tentativas de conversão da população local. A conquista militar começou em 642 e só terminou em 870, com a queda de cidades resistentes como Cabul. A conversão da população local ao islamismo demorou ainda muito tempo, até o século XI.
Veja abaixo a localização da Caaba, lugar ao qual todo muçulmano deve fazer peregrinação na cidade de Meca:
View Larger Map
Nenhum comentário:
Postar um comentário