terça-feira, 27 de julho de 2010

Introdução: Os Budas de Bamyan.



Em março de 2001 foram dinamitadas estátuas de Buda na região de Bamyan, Afeganistão, construídas no século VI d.C. As estátuas eram consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco. O motivo dado pelo governo afegão para a destruição das estátuas era de que a imagem de Buda seria uma representação de um ídolo religioso, o que seria contrário à religião islâmica e à orientação do governo Talibã.

Em setembro do mesmo ano, dois aviões se chocaram contra o World Trade Center em Nova York, em plano arquitetado pela organização terrorista Al-Qaeda comandada milionário saudita Osama Bin Laden, o qual residia à época no Afeganistão. Até onde se sabe, Bin Laden tinha forte apoio do governo afegão e por conta disso, os EUA invadiram o país no mesmo ano em uma ocupação que dura até hoje.

Mas ora:

Buda no Afeganistão? O Afeganistão não é um país islâmico?

Os países muçulmanos são sempre hostis ao Ocidente?

O que foi o regime do Talibã? Ou por que um governo pode adotar uma religião como lei?

6 comentários:

  1. Parabéns Carlos! Seu trabalho está fantástico! abraço Paula

    ResponderExcluir
  2. Professor,
    Li seu blog e fui buscar mais informações sobre o Ramadã.
    Em minhas pesquisas descobri que é um mês sagrado para os mulçulmanos no qual eles ficam de jejum e não podem fazer um monte de coisas, no intuito de purificar a alma.
    Nossa cultura é muito diferente e flexível.

    Lucas Villela Mizukosi

    ResponderExcluir
  3. Lucas, os cristãos também possuem períodos de purificação. A Igreja católica prega o jejum, sobretudo na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Isso sem falar na história de Jesus no deserto que tem esse sentido de purificação e era imitado por cristãos do Oriente. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caramba Napoli, é você? Que bom que gostou, abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muitooo zikaa esse blog !! sahsuahsauhas ZUERAA professor !! tipoo tavaa veendoo oo bloog, aai lembreei que cada oração teem seoo nomee >> aai veem os nomees, abaixo : 1º- A oração da Alvorada: que começa com o alvorecer do dia e termina ao nascer do sol.
    2º- A oração do Meio-dia: que começa quando o sol atinge seu ponto culminante, com a sombra em zero graus e termina quando a sombra estiver do mesmo tamanho do objeto.
    3º- A oração da Tarde: que começa quando a sombra do objeto estiver igual ao seu tamanho e termina quando a sombra se tornar o dobro do objeto.
    4º- A oração do Pôr do Sol: ou do Ocaso, ou do Crepúsculo, que começa com o pôr do sol e termina com o desaparecimento do crepúsculo vermelho ou seja daquela luminosidade avermelhada.
    5º- A oração da Noite: que começa quando se extinguir a última luz refletida do sol e termina com o raiar da aurora. Logo, não é permitido ao muçulmano fazê-las antes da entrada do seus respectivos horários.

    ResponderExcluir